///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Roteiro
A idade do Brasil
Este filme-documentário foi realizado por ocasião da comemoração dos 500 anos do Brasil, com objetivo de possibilitar uma reflexão sobre a civilização brasileira. Dois contadores de histórias, João Acaiabe e Stela Barbieri, interagem com crianças, em ambiente escolar, acerca dos traços mais marcantes da cultura brasileira. Dividido em 3 blocos temáticos de 20 minutos cada, denominados “O Caldeirão”, “A Casa” e “O Rosto”, o filme fala da formação da sociedade brasileira bem como das riquezas e contradições do Brasil.
Foi feito para jovens estudantes de 1º. e 2º. Graus e seus professores, com o objetivo de colocar à disposição das escolas uma síntese da história do Brasil às vésperas do 5º. Centenário da viagem de Cabral.
As filmagens foram realizadas em diferentes regiões brasileiras e os textos off foram escritos em linguagem acessível e com todo o rigor historiográfico pelo historiador Victor Leonardi. A primeira exibição ocorreu em dezembro de 1999, em cadeia nacional, da qual participaram as TV Educativas de todos os estados brasileiros, mais a TV Escola. O programa foi visto por 1 milhão de professores e 26 milhões de estudantes. O Ministério da Educação distribuiu nessa ocasião 2 livretos, de 70 páginas cada um, para 60 mil escolas vinculadas à TV Escola.
Esses livretos são de autoria de Victor Leonardi e foram editorados por Kelerson Semerene Costa, com uma tiragem de 110 mil exemplares.
Ficha Técnica
Título
A idade do Brasil
Ano
1999
Gênero
Documentário
Direção
Renato Barbieri
Pesquisa
Victor Leonardi
Roteiro
Victor Leonardi e Renato Barbieri
Duração
45 minutos