top of page

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Roteiro

Malagrida

Malagrida.jpg

Victor Leonardi e Renato Barbieri percorreram vários estados brasileiros – Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia – filmando esse longa-metragem sobre a vida de Gabriel Malagrida, jesuíta italiano que viveu 40 anos no Brasil, no século XVIII, e que foi queimado pela Inquisição em 1761. Adrian Cooper, Andréa Fenzl e Chico Bororo faziam parte da equipe. Algumas cenas foram filmadas em Lisboa, Milão, Gênova e Menaggio, onde Malagrida passou uma parte da vida. A reconstituição da vida do jesuíta, desde seu nascimento em Menaggio, na divisa da Itália com a Suíça, passando por Milão, Gênova e depois retornando ao Brasil foi imprescindível, já que grande parte de sua obra foi destruída. Malagrida tinha uma leitura de que a natureza é instrumento de Deus, e sua interpretação sobre o famoso terremoto de Lisboa de 1775 que ele atribuía ao castigo divino, foi considerada heresia pelo então primeiro ministro português Marques de Pombal – déspota iluminista. Malagrida foi enforcado e queimado na fogueira dos hereges, segundo relato de historiadores da época. Todo o processo de sua condenação encontra-se na Torre do Tombo, em Lisboa.
Malagrida ergueu igrejas e mosteiros, protegeu índios e prostitutas, e peregrinou de pés descalços por mais de 30 anos no nordeste brasileiro. É por tudo isso visto como um pioneiro em obras sociais e “fazedor de milagres”. O religioso é conhecido como “Apóstolo do Brasil” na Itália, seu país natal. Malagrida criou casas de acolhimento para mulheres expulsas por suas famílias devido à rígida moral da época, onde recebiam apoio espiritual e profissionalização. Também introduziu tradições que perduram até hoje, como a Irmandade da Boa Morte, e ainda, trouxe para o Brasil a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O filme foi exibido em vários países da Europa e participou do Festival de Brasília de 2001. Em Roma foi premiado em 2002 pela União Latina – Prêmio Grinzane Cavour . Foi realizado graças aos recursos do Concurso de Longa-metragem da OCIC – Organização Católica Internacional de Cinema, e também ao de documentários do MINC.

Ficha Técnica

Título
Malagrida

Ano
2000
 

Gênero

Documentário

 

Direção

Renato Barbieri

Pesquisa

Victor Leonardi

Roteiro

Victor Leonardi e Renato Barbieri

 

Duração

73 minutos

bottom of page