///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Ensaio
Exercícios de liberdade: educação em saúde e educação para a paz
Prevenção ao uso de drogas e recuperação de dependentes químicos são temas que foram estudados pelo autor em várias comunidades terapêuticas do Brasil. Três delas são aqui analisadas em profundidade: Apot, Casa Família Rosetta e Fazenda da Esperança. A experiência acumulada por seus fundadores é grande e tem servido de base para a criação de novas comunidades em países da América Latina, Europa, Ásia e África. Este livro apresenta ao leitor um vasto panorama do mundo das drogas e seus usuários, mas é, sobretudo, uma pesquisa em busca de soluções.
Tratamento, cura, ensino, apoio, orientação por meio da comunidade, com prevenção às várias formas de violência e muitas mudanças de estilo de vida constituem um método inovador de se pôr em prática a vontade de cooperação, o auxílio mútuo, o trabalho voluntário e a ideia de fraternidade. Laborterapia e espiritualidade, juntas, formam a base de uma ação transformadora que está muito presente no cotidiano dessas comunidades, nas quais uma verdadeira cultura da solidariedade está sendo construída.
Exercícios de liberdade: esta é a melhor caracterização da filosofia da saúde encontrada pelo autor nos locais por ele estudados. O ser humano é livre e pode dizer não às drogas. E é livre, também, para ajudar a construir um mundo diferente e melhor. Como existe uma clara ligação entre drogas, violência urbana e exclusão social, muitas comunidades acabam contribuindo, direta ou indiretamente, para a prevenção ao crime. Essas comunidades - verdadeiras escolas de vida - são capazes de curar e ensinar, ou seja, possuem elementos terapêuticos e educacionais.
Ficha Técnica
Título
Exercícios de liberdade: educação em saúde e educação para a paz
Ano
2009
Gênero
Ensaio
Editora
Editora Fazenda da Esperança
295 páginas