top of page

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Ensaio

História da indústria e do trabalho no Brasil

história da indústria.jpg

Este livro foi escrito em coautoria por Victor Leonardi e Francisco Foot Hardman, professor-titular do Departamento de Teoria Literária, da Unicamp. Editado pela primeira vez em 1982, pela Editora Global, continua muito atual e constantemente citado em teses de mestrado e doutorado dedicadas à história econômica e social da industrialização no Brasil. Contém um quadro minucioso das origens mais remotas do trabalho industrial nesse país. Nos primeiros capítulos os autores estudam os aspectos sui generis da vida nas fábricas brasileiras de meados do século XIX, quando o trabalho assalariado ainda coexistia com o trabalho escravo no interior de algumas empresas do Rio de Janeiro e da Bahia. As primeiras fábricas modernas, do ramo têxtil, surgiram no Recôncavo Baiano, nos anos 1840, utilizando energia hidráulica. Nos trinta anos seguintes, outras fiações e tecelagens foram criadas - no Maranhão, em Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo - e o vapor passou a ser utilizado. Na província de São Paulo, a fábrica pioneira na utilização do vapor localizava-se em Itu.
Em pesquisa inovadora, de arqueologia industrial, Leonardi e Foot percorreram várias fábricas paulistas do tempo do Império e da República Velha, coletando documentos, fotografando máquinas antigas, gravando entrevistas. Fizeram isso em alguns bairros operários da cidade de São Paulo e, também, em Campinas, Jundiaí, Itu, Sorocaba, Salto, Petrópolis. Além das fábricas têxteis, estudaram as indústrias alimentícias, as primeiras metalúrgicas, as gráficas, a construção naval, as fábricas de cigarro, de bebidas, de chapéus, de produtos químicos. O trabalho operário nas ferrovias e portos também foi objeto de investigação e reflexão, em especial no porto de Santos e na Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Ficha Técnica

Título
História da indústria e do trabalho no Brasil

Ano
1982 - 1a. edição
1991 - 2a. edição

Gênero

Ensaio

 

Editora

Editora Global - 1a. edição

Editora Ática - 2a. edição

 

336 páginas

bottom of page