///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Ensaio
Violência e direitos humanos
nas fronteiras do Brasil
Este é o segundo livro que Victor Leonardi escreveu sobre fronteiras. Depois de ter estudado os municípios amazônicos vizinhos da linha divisória, suas pesquisas foram direcionadas para as fronteiras do Brasil com o Uruguai, a Argentina, o Paraguai e a Bolívia. Uma parte da fronteira com a Bolívia já havia sido analisada em seu livro anterior, Fronteiras amazônicas do Brasil. O estudo agora se completa (dentre todas as linhas divisórias, a boliviana é a mais longa) e, além disso, se amplia e diversifica, pois o tema da droga foi acrescentado ao tema da epidemia da Aids.
A pesquisa que deu origem a este livro foi solicitada pelo Programa Nacional DST-Aids, do Ministério da Saúde, e financiada pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime - UNODC, cujo representante, para o Brasil e Cone Sul, é o juiz de direito italiano Giovanni Quaglia. Conhecido internacionalmente por ter participado, na Itália, da Operação Mãos Limpas - de juízes italianos contra a Máfia -, Giovanni Quaglia escreveu o prefácio deste livro de Leonardi, no qual afirma que "esta pesquisa expõe as relações entre crime e saúde, reforça a necessidade de uma abordagem cada vez mais integrada das políticas públicas sobre essas variáveis da vida contemporânea e representa um marco para a pesquisa social da Aids, que a partir de agora terá sempre de considerar o impacto da violência como facilitador do processo de expansão da epidemia".
Ficha Técnica
Título
Violência e direitos humanos nas fronteiras do Brasil
Ano
2007
Gênero
Ensaio
Editora
Editora Paralelo 15
312 páginas